quarta-feira, 11 de abril de 2012

LOCUTOR DA BANDEIRANTES CONTA A IMPORTÂNCIA DA VOZ NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

A voz é instrumento fundamental para a comunicação. Ela é a assinatura, a credibilidade do comercial, no rádio ou na TV. Uma voz forte, clara, segura e agradável, consegue o efeito desejado.
O jornalista e locutor da Rádio Bandeirantes, Walker Blaz, há mais de 30 anos na profissão, conta um pouco sobre essa importante ferramenta.
Com experiência, admite que a voz é muito importante nos meios e nas mensagens, pois torna o processo de comunicação mais completo. "Através dela, as mensagens se tornam mais inteligíveis. É o caso da TV, onde a imagem necessita de seu complemento. No processo inverso, a voz, ao transmitir a mensagem, desperta a imaginação, criando mensagens individuais", destaca.
Explica também o quanto a entonação é importante. "Os tons da voz são como se fossem as cores de uma pintura. Cada texto tem sua particularidade. O tom tem de ser adequado a cada conteúdo da mensagem. Jamais será admissível ler uma notícia trágica com humor", diz o locutor.
Além de ser importante e complementar a mensagem, a voz pode persuadir o público. Mas Walker afirma que, em primeiro lugar, a informação deve ser verídica. "O poder de persuasão ocorre quando você lê a mensagem com convicção, isto é, ler o texto antes de ir ao ar, compreender sua mensagem e expressar o tom que ele exige. Só assim será possível convencer as pessoas", acredita.
Ele contou que atualmente, diferente do que ocorria, a escolha da voz tornou-se complexa, segmentada e adaptada ao moderno processo de comunicação. "A voz ideal é aquela que mais reflete o conteúdo da mensagem e dos objetivos do público a ser atingido", explica o profissional.
Para aqueles que não possuem curso, mas que trabalham com a voz, o experiente locutor diz que "talento não se adquire, ele é inerente ao ser humano e, hoje, os cursos ajudam no aperfeiçoamento e desenvolvimento dessa capacidade profissional. A organização do mercado através da regulamentação é muito importante para assegurar aos profissionais os seus direitos", conclui.
Walker Blaz apresenta diariamente o programa "Primeira Hora", na Rádio Bandeirantes AM 840 ou FM 90,9. 9

Foto: site Rádio Bandeirantes

Autor: Larissa Pereira Canonici

Nenhum comentário:

Postar um comentário