quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Fonoaudiologia O que é?

A procura por este tipo de tratamento vem aumentando
É uma ciência que existe há 25 anos e durante este tempo vem conquistando espaço e respeito cada vez maiores na área da saúde no Brasil. É responsável pela avaliação, pela prevenção e pelo tratamento de distúrbio da comunicação.
O profissional da fonoaudiologia trabalha, também, com o aperfeiçoamento de profissionais, como operadores de telemarketing, professores, cantores, atores, radialistas, repórteres e apresentadores de televisão que utilizam a voz como instrumento de trabalho. O fonoaudiólogo é habilitado para trabalhar em hospitais, escolas, consultórios, clínicas particulares e em unidades básicas de saúde. Hoje, eles não ficam limitados a consultórios e clínicas, mas também em grande parte das equipes de saúde, educação e empresas, realizando pesquisas, promoção de saúde e terapia.
Geralmente o fonoaudiólogo é procurado quando surgem dúvidas com relação ao desenvolvimento da linguagem oral ou escrita das crianças, ou gagueira, rouquidão, ou ainda dificuldade na audição, na mastigação, na deglutição, respiração pela boca, articulação exagerada ou limitada, projeção da língua ao falar (ceceio). O fonoaudiólogo saberá orientar e assessorar para adotar uma conduta que propicie soluções para as dificuldades que se apresentam.
Quando as pessoas usam com excesso a voz, normalmente acaba recorrendo aos consultórios fonoaudiológicos. O grito é um dos piores inimigos das pregas vocais. Alguns famosos já declararam através da mídia que estão ou já estiveram em tratamento fonoaudiológico. A apresentadora Fátima Bernardes, diz ter buscado orientação e sempre antes de apresentar o Jornal Nacional realiza exercícios de aquecimento para preparar a voz. Os profissionais da voz são os mais atingidos. A demanda vocal é muito grande e pode ocasionar patologias irreversíveis.
A prevenção é a melhor saída. Uma sugestão bem simples e ingerir água de temperatura ambiente, para hidratar as pregas vocais e evitar alimentos gelados.

Fonte: Fonoaudióloga Sandra Pereira Felix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário